Olá galera, depois de muito tempo, cá estamos de novo. E mais uma vez para falar sobre um distúrbio. Você que achou que distúrbio era apenas anorexia e bulimia, está muito enganado ! haha, hoje lhes apresento a Vigorexia, uhuuuul !!!! Sabe aquelas pessoas que estão sempre malhando, até mesmo além do que é recomendável? Pois é, só para ter um corpo relativamente bonito, e isso se deve muito a esteriótipos que a própria sociedade impõe, e que sem nem mesmo perceber acatamos para nossas vidas. Bom, bora lá conhecer então? Partiu !
Vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular, um subtipo do transtorno dismórfico corporal, é um distúrbio já classificado como uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Em certos aspectos, vigorexia e anorexia nervosa são desordens semelhantes, na medida em que interferem na visão desvirtuada que os portadores têm do próprio corpo. Diante do espelho, anoréxicos esquálidos e desnutridos se enxergam obesos, e os vigoréxicos se veem fracos, magrinhos, franzinos, apesar de fortes e muito musculosos.
A autoimagem distorcida leva os portadores de vigorexia à práticaexagerada de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito de acordo com os padrões de beleza impostos pelos valores da sociedade contemporânea.
Sintomas
Em geral, os sinais e sintomas da vigorexia estão associados à imagem negativa e distorcida que o paciente tem do próprio corpo. Os mais importantes são cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não estejam ligadas ao treinamento intensivo para atingir o que consideram ser o corpo perfeito.
A luta por esse objetivo se reflete na vida social, familiar e profissional. A pessoa se afasta dos parentes, amigos e colegas de escola ou de trabalho. Sua atenção está toda voltada para a prática de exercícios. Na verdade, ela não se interessa por nenhuma atividade ou relacionamento que possam interferir em seu propósito de treinar duro durante todo o tempo.
Recomendações
Alguns comportamentos podem ser sinais de que existe um processo de vigorexia em curso. Por isso, a pessoa deve procurar assistência médica se:
* demonstra sentimentos de inferioridade e de insatisfação com a aparência;
* tem vergonha do corpo e procura escondê-lo debaixo de roupas excessivamente largas;
* acha que está magra demais, apesar de os colegas elogiarem sua forma física;
* não aceita convites para uma festa, por exemplo, porque não troca nenhum programa pela oportunidade de fazer exercícios na academia.
Tratamento?
Embora esteja muito ligada à vaidade e os vigoréxicos exibam corpos esculturais (às vezes até em excesso), as características predominantes pouco tem a ver com esse perfil. A pessoa freqüentemente sofre de baixa auto-estima, timidez excessiva e sentimentos de inferioridade. Com isso, além do desgaste de músculos e articulações, há também o estresse mental, que ocasiona perda de interesse sexual e apetite, insônia, depressão, irritabilidade e fadiga.
A vigorexia é um retrato perfeito de nossa sociedade atual, extremamente individualista, onde os objetivos pessoais e instantâneos cada vez mais se sobrepõem aos coletivos e onde a imagem é mais importante que o conteúdo, em todos os sentidos. A solidão e a falta de perspectivas estabelece para alguns que o “sucesso” físico é o único método de escape.
Embora a patologia não seja muito conhecida e quem a desenvolve muitas vezes não consiga se identificar como um portador do distúrbio, existem tratamentos indicados para combatê-la. O ideal é uma combinação de sessões com psicólogos e nutricionistas, de modo a conseguir estabilizar a alimentação (muitas vezes repleta de proteínas e carboidratos) e começar a combater a origem psicológica do transtorno. Os resultados devem ser acompanhados a longo prazo, embora uma melhora substancial seja sentida logo no início, após a fase de “choque”, em que o paciente começa a encarar de frente o problema.
Não deixe de ver o vídeo:
http://www.mulheresdicas.com/videos/vigorexia-a-compulsao-por-um-corpo-perfeito.jpg
http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/08/foto-Vigorexia-11.jpg
http://i.ytimg.com/vi/3vCTXS0Apzk/maxresdefault.jpg
http://drauziovarella.com.br/letras/v/vigorexia/
https://www.youtube.com/watch?v=CJGmp_roesIhttp://www.cantao.net/index_arquivos/Vigorexia.htm
Bom gente, é isso. E aí... quem prefere ter celulite ?? \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ kkkkkk. Muito juízo. Cara, saúde é coisa séria, e parem de se preocupar com o que os outros vão pensar, não existe essa coisa de '' padrão de beleza '' entenderam? Até mais então pessoal...
Beijos saudáveis <3